Quais são as principais tendências na busca por imóveis residenciais?
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Quais são as principais tendências na busca por imóveis residenciais?

Além desse aumento no número de transações após os primeiros meses de pandemia,  a procura do comprador de imóveis se modificou no período.

 

A busca por valores mais baixos e imóveis com mais cômodos acabou resultando em alterações para 10% dos consumidores, que decidiram comprar uma casa em vez de um apartamento. Mas, quais são as outras mudanças? Confira a lista!

 

1. Valores e condições melhores

 

O medo de perder o emprego, ou mesmo a insegurança em fazer um empréstimo ou financiamento, são condições que atrapalham as vendas de imóveis residenciais. Sendo assim, o consumidor está em busca de melhores valores e condições para realizar uma compra, seja com a entrega do seu apartamento atual como entrada, seja com juros mais baixos para o parcelamento do imóvel.

 

O importante é compreender as circunstâncias em que o consumidor está e, assim, oferecer algo com o que ele possa arcar. Propor um maior prazo de parcelamento ou mesmo aceitar um outro imóvel como entrada para abater do valor do financiamento são boas alternativas. Quem tem dinheiro guardado, por exemplo, não vai simplesmente investir por completo em um imóvel neste momento.

 

2. Imóveis com varanda

 

O período de quarentena também modificou a forma como as pessoas enxergam o papel que o seu imóvel deve desempenhar. Hoje, não basta ser o local para dormir e passar algumas poucas horas, é preciso ter mais espaço para se sentir confortável. Não à toa, pesquisas realizadas nesse período mostram que a procura por imóveis com varanda aumentou 128% em relação ao ano passado.

 

Ou seja, a busca por maior conforto e mais espaço é uma das tendências para o setor. Principalmente quando falamos em famílias maiores, os consumidores querem mais conforto e segurança para as crianças, por exemplo. Sendo assim, encontrar locais mais amplos pode ser uma necessidade para conseguir um número maior de vendas após esse período.

 

3. Espaços para trabalho

 

Seguindo a tendência de mudanças na percepção e no entendimento da função de um imóvel, os espaços para trabalho também devem ser priorizados. Levando em consideração que 46% das empresas do Brasil adotaram o sistema de home office durante a pandemia, as buscas por imóveis que permitam o trabalho remoto são consideráveis.

 

Pode ser um cômodo extra para servir como escritório ou mesmo um condomínio que tenha o espaço para home office em áreas comuns. O importante é levar esse fator em consideração ao apresentar o imóvel ao interessado.

 

4. Melhor localização

 

A localização em áreas que proporcionam boa qualidade de vida já era uma tendência nos últimos meses. Hoje, isso se tornou um fator ainda mais importante. Cabe ao corretor, portanto, ter o máximo de informações sobre o cliente e, assim, conseguir direcionar a sua busca para localizações que atendam à sua expectativa.

 

Como fazer isso? A partir de questionamentos básicos, como o endereço do trabalho, da escola das crianças ou mesmo a presença de parentes na região. Permitir que as pessoas se desloquem menos acaba se tornando outro atrativo para conseguir vender um imóvel nesse período.

 

A busca por imóveis residenciais se modificou de diferentes formas nos últimos meses. Não apenas na questão das características procuradas, mas também nos meios utilizados para saber mais e conhecer os apartamentos e casas. Ficar por dentro dessas mudanças é o que vai tornar a sua estratégia mais eficiente, permitindo entregar uma melhor experiência ao seu cliente.

 

Saber dessas informações ajudam muito na venda do seu imóvel.

 

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Rafael Martins é corretor de imóveis desde 2013, sócio da Métro Imobiliária e criador de conteúdos para o mercado imobiliário.

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