Casa ou Apartamento? Vantagens e desvantagens
Voltar para o blog

Casa ou Apartamento? Vantagens e desvantagens

E agora, casa ou apartamento?

Se existisse uma disputa clássica dos imóveis com certeza seria essa. Muitas vezes a escolha é feita com base na experiência de outros e não levamos em conta o que é mais importante para nós mesmos.
Abaixo separei algumas dicas que podem ajudar a definir entre um e outro.

Os Apartamentos em geral, costumam ser financeiramente mais acessíveis e sempre contam com toda infraestrutura de um condomínio, isto é: portaria, manutenção das áreas públicas, síndico para tratar de assuntos em comum e alguns condomínios podem possuir academias, piscinas, área pet, área infantil, entre outras áreas de convivência e lazer. E a maior vantagem sobre as casas que eu posso falar é localização. Você tem uma gama de serviços e produtos muitas vezes acessíveis a 2 ou 3 quadras de seu apartamento, e essa localização facilita muito no dia-a-dia de trabalho, escola dos filhos, supermercado, etc.
 

Eu costumo dizer, se você quer ganhar entre 30 e 40 minutos no seu dia, a melhor opção pode ser um apartamento bem localizado.

Porém, devemos olhar para a questão da privacidade e de barulhos vindo de obras, reformas e festas. Nos apartamentos normalmente você tem vizinhos no andar de cima, no de baixo, e algumas vezes ao seu lado, o que acaba prejudicando um pouco sua privacidade. E para manter a organização do condomínio, é necessário avisar se irá fazer mudança, passar por reformas, fazer comemorações, e também é necessário aguardar a autorização da administração.

As casas requerem um investimento maior, porém, a privacidade é maior pois costumam ter recuos nas laterais, fundos e na parte frontal. Outra vantagem é que você tem total autonomia sobre dias e horários que deseja reformar, mudar ou fazer uma festa!

Algumas casas podem ficar em condomínios também, com a mesma regra que citamos dos apartamentos. Normalmente a vantagem dessas, é que costumam ser maiores, os vizinhos estão numa distância maior do que nos apartamentos.
 

Então minha dica para quem procura tranquilidade e privacidade a melhor opção pode ser uma casa.

 

E você prefere casa ou apartamento?

 

Gostou? Compartilhe a vontade ;)

 

Rafael Martins é corretor de imóveis desde 2013 e sócio da Métro Imobiliária.
 

Outros posts

  1. Quais são as principais tendências na busca por imóveis residenciais?

    Quais são as principais tendências na busca por imóveis residenciais?

    Além desse aumento no número de transações após os primeiros meses de pandemia,  a procura do comprador de imóveis se modificou no período. A busca por valores mais baixos e imóveis com mais...

  2. Como saber se a construtora é confiável?

    Como saber se a construtora é confiável?

    Como saber se uma construtora é confiável? Na hora de comprar um imóvel na planta pode pintar aquele ponto de interrogação gigante sobre a credibilidade da construtora. E agora, você deve ou...

  3. Como o cenário atual está mudando o perfil do comprador de imóveis.

    Como o cenário atual está mudando o perfil do comprador de imóveis.

    Um dos aspectos mais importantes para o sucesso no mercado imobiliário é reconhecer o comportamento do consumidor. O objetivo é destacar os pontos dessa transição, estimulando o seu foco sob...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso