4 Dicas para ajudar na escolha de um lote.
Voltar para o blog

4 Dicas para ajudar na escolha de um lote.

Escolher o terreno certo é parte fundamental do seu projeto de construção. A escolha afeta diretamente nos custos de sua obra.

 

Abaixo seguem 4 dicas e cuidados para escolha do terreno ideal.

 

1. Posição em relação ao sol.

 

Na hora de escolher o terreno, veja onde o sol nasce e onde ele se põe. O melhor é deixar os quartos voltados para o nascer do sol. Então veja se a face voltada pro sol nascente fica num bom lugar do terreno ou se ela está virada pra um prédio alto que faz sombra no terreno. Veja também se não um terreno vizinho vazio que pode roubar seu sol mais pra frente.

 

2. Além do tamanho, veja os recuos obrigatórios.

 

Cuidado com terrenos muito estreitos porque, em geral, você é obrigado a deixar um recuo lateral, ou seja, você não poderá ocupar toda a largura do terreno. Quem determina isso é a Lei de Uso e Ocupação do Solo de cada município.

 

Em geral, a largura da frente do terreno é valorizada e corresponde a 30% do preço do lote. Quanto maior a frente, mais caro.E se for de esquina, mais caro também, pois são mais opções de projeto, de insolação e de ventilação. Embora seja mais caro, pode valer a pena porque você conseguirá aproveitar melhor o terreno.

 

3. Observe o desnível (topografia)

 

O terreno pode ser plano, em aclive (sobe em direção ao fundo) ou em declive (quele que desce, ou seja o nível da rua está mais alto que o fundo).

 

Quando o terreno tem estas inclinações, um bom projeto pode aproveitar melhor o traçado natural e evitar grandes cortes de terra ou aterros. É esta movimentação de terra que deixa a obra mais cara, pois é preciso pensar em estruturas de contenção (muro de arrimos) e de drenagem, que são bem caras!

Por outro lado, os terrenos mais ingrimes costumam custar menos que os planos e permitem visuais bem interessantes quando a construção é bem pensada. Mas, geralmente para acomodar a casa em desnível é preciso fazer alguns degraus. Então, se você quer uma casa térrea, pense bem antes de comprá-lo!

 

4. Verifique o tipo de solo

 

Como a gente não tem visão de raio-X é difícil saber se o solo vai permitir fazer uma fundação mais simples e mais barata ou se vai ser preciso gastar mais com isso. Para ter certeza do tipo certo de fundação, é preciso contratar uma sondagem que faz o perfil do terreno para determinar em que camadas estão os solos apropriados para apoiar o alicerce!

 

Se você ainda está começando a pesquisar, observe:

 

- se há proximidade com rios ou cursos d´água, tubulações e córregos, saiba que solos alagados também aumentam os custos de fundação.

 

- Você também pode perguntar para os vizinhos qual tipo de fundação eles adotaram.

Isso tudo serve para ter uma ideia do tipo de solo, mas nada disso te dá certeza. Vale a pena contratar um serviço de sondagem de solo quando adquirir o terreno e antes de fazer o projeto .

 

Depois de ter avaliado tudo isso, tenha muita clareza de qual é o seu sonho. Pensar no tipo casa que deseja construir é muito importante para escolher o terreno. O que é importante pra você: muito espaço livre? Ou uma casa que ocupe bem o terreno, com muitos cômodos? Economizar na compra ou economizar na obra? Em que lugar da cidade você quer estar? Pensar também o quanto esse terreno facilita a construção da casa que você deseja.

 

Use todas essas informações para escolher o terreno com segurança.

 

Gostou? Compartilhe a vontade ;)

 

Rafael Martins é corretor de imóveis desde 2013 e sócio da Métro Imobiliária.

Outros posts

  1. Quais são as principais tendências na busca por imóveis residenciais?

    Quais são as principais tendências na busca por imóveis residenciais?

    Além desse aumento no número de transações após os primeiros meses de pandemia,  a procura do comprador de imóveis se modificou no período. A busca por valores mais baixos e imóveis com mais...

  2. Como saber se a construtora é confiável?

    Como saber se a construtora é confiável?

    Como saber se uma construtora é confiável? Na hora de comprar um imóvel na planta pode pintar aquele ponto de interrogação gigante sobre a credibilidade da construtora. E agora, você deve ou...

  3. Como o cenário atual está mudando o perfil do comprador de imóveis.

    Como o cenário atual está mudando o perfil do comprador de imóveis.

    Um dos aspectos mais importantes para o sucesso no mercado imobiliário é reconhecer o comportamento do consumidor. O objetivo é destacar os pontos dessa transição, estimulando o seu foco sob...

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Ao prosseguir você concorda com nossos Termos de Uso